Base para vários subsistemas do RH. É o ponho de referência para a um trabalho Estratégico de Gestão por Competências, suportando nas seguintes atividades:
- Recrutamento & Seleção, com perfis específicos, demandados pelas particularidades de cada cargo, alocando o funcionário no cargo mais adequado;
- Cargos & Salários, com remuneração de acordo com as responsabilidades de cada cargo;
- Avaliação de Desempenho, com transparência na condução do processo, onde tanto o para o funcionário quando seu superior conhecem as responsabilidades inerentes a cada cargo;
- Avaliação de Potencial, com informações de perfis específicos, para possível promoção, investimentos em treinamentos, além de realocação de área ou até mesmo demissão;
- Plano de Sucessão e Carreira, com os postos e funções de trabalho bem definidos, através do organograma e das Descrições dos Cargos, indicando as responsabilidades e perfil necessário para o exercício de cada cargo.
- Deve ser atualizada constantemente em função dos ajustes e alterações dos cargos demandados pelo dinamismo do mercado de trabalho;
- As descrições ou suas atualizações podem ser realizadas através de: entrevista individual com o ocupante do cargo, em seu posto de trabalho ou em grupo com os ocupantes dos diversos cargos simutanemanete, em sala de reunião ou treinamento;
- Utiliza-se de questionário e metodologia própria, apresentando para a Organização: a missão do cargo, as descrição das atividades e o perfil pessoal demandado para cada cargo;
- O trabalho de elaboração das descrições junto com os ocupantes dos cargos (funcionários) contribui também para conscientização referente ao Plano de Sucessão e Carreira.