Login
Cadastro
Fechar
LOGADO COM SUCESSO
Fechar
Escolha a forma de Cadastro   Cadastre-se pelo Site


Formas de Pagamento
CADASTRO DE CURRÍCULUM

A GBAREL, Consultoria em Recursos Humanos com sede na Rua Pernambuco, nº 259, Centro, Sorocaba -SP, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 09.211.136/0001-15, e de outro lado, Pessoa Física (de maioridade ou autorizada pelos pais ou responsáveis) simplesmente denominado Usuário Cadastrado.

1. Este serviço tem como OBJETO propiciar a hospedagem sem ônus ao Usuário Cadastrado de suas informações Pessoais e Profissionais em nosso Banco de Dados.

2. A GBAREL tem o direito de EXCLUIR Usuários Cadastrados que usem expressões não dignas, assim como informações consideradas inespecíficas para o uso adequado deste serviço.

3. O Usuário Cadastrado concorda que a GBAREL encaminhe e-mails e mensagens periódicas, inclusive contendo links (atalhos) de outros sites que ajudem a disseminar ou facilitar o Objeto deste serviço.

4. O Usuário Cadastrado é responsável pela guarda da senha e do código de acesso, automaticamente conferidos ao término do novo cadastro, que lhe assegurarão os serviços destinados aos Usuários Cadastrados.

5. A Manutenção, bem como a veracidade de todas as informações inseridas pelo Usuário Cadastrado em nosso Banco De Dados, ou em qualquer outro serviço, são de inteira responsabilidade do Usuário Cadastrado.

6. O site estará à disposição 24 (vinte e quatro) horas por dia, 7 (sete) dias por semana. Interrupções temporárias poderão ocorrer em virtude de serviços de manutenção, falhas no fornecimento de energia elétrica e/ou falhas na prestação dos serviços de telecomunicação, casos fortuitos, força maior ou ações de terceiros.

7. A validade do cadastro é de 2 anos a partir da data de seu cadastro ou data de sua última atualização. Após esse período ele será excluído do site GBAREL.

8. As informações do Usuário Cadastrado serão mantidas e tratadas com sigilo e respeito.

Fechar
LOGADO COM SUCESSOsdvkndfa vfdhvy ub
Mensagem via WhatsApp
Olá! Clique em uma das opções abaixo e nós retornaremos o mais rápido possível.
Gbarel









Inteligência Emocional - QE


QE (Quociente Emocional ou Inteligência Emocional) é um conceito incialmente trazido ao mundo acadêmico em 1990 pelos psicólogos americanos Peter Salovey e John D. Mayer através de um artigo, originalmente em inglês, “Emotional Intelligence”, publicado na revista Imagination, Cognition and Personality”.

O conceito se popularizou a partir de 1995 pelo livro “Inteligência emocional: A teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente”, escrito pelo psicólogo, escritor e Ph.D. de Harvard, Daniel Goleman. Nesse livro onde já vinha estudando o conceito há um bom tempo o autor comenta algo relevante para o foco desse artigo: “Talvez minha maior surpresa tenha sido o impacto do QE no mundo dos negócios, principalmente nas áreas de liderança e desenvolvimento de funcionários (uma forma de educação para adultos). A Harvard Business Review saudou a inteligência emocional como “uma ideia inovadora, capaz de destruir paradigmas”, uma das ideias empresariais mais influentes da década” (página 14 do livro).

Como foi bem citado no artigo sobre QI, esse tipo de capacidade intelectual tido como inteligência pela humanidade por um bom tempo, não é o fator único e relevante para o sucesso de um profissional em um meio corporativo. Nas grandes corporações hoje é muito comum ouvir o seguinte comentário: “As pessoas são contratadas pelo seu alto QI, porem demitidas pelo seu baixo QE”.

O alto nível de complexidade do mundo dos negócios hoje em dia exige que as pessoas tenham uma capacidade de trabalhar em grupo, de tal maneira que a combinação de pessoas com alta capacidade intelectual consiga em sinergia com outras pessoas de mesma capacidade, produzir um resultado muito maior do que seriam capazes de obter separadamente.

Essa é a questão chave da Inteligência Emocional. Uma pessoa individualista e que não consegue se associar com seus colegas de trabalho para produzir melhores resultados não vai muito longe no mundo coorporativo hoje em dia.

Apenas resumidamente vou citar os conceitos básicos trazidos por Daniel Goleman em seu livro. Afinal como posso saber se tenho Inteligência Emocional e consequentemente como posso desenvolvê-la?

O primeiro ponto chave é entendermos que as emoções são irreprimíveis e, portanto, não podem ser evitadas. O Daniel Goleman cita a origem da palavra emoção em seu livro: “A própria raiz da palavra emoção é do latim movere — “mover” — acrescida do prefixo “e-”, que denota “afastar-se”, o que indica que em qualquer emoção está implícita uma propensão para um agir imediato” (página 34 do livro citado acima).

Então surge a pergunta: Como ter Inteligência Emocional se eu não posso controlar minhas emoções?

A chave desse entendimento está nos Sentimentos que são gerados pela interação racional da parte mais evoluída e recente do nosso cérebro, com as nossas emoções. O direcionamento adequado das emoções gera bons sentimentos, que por sua vez geram atitudes mais adequadas, facilitando assim o nosso processo de interação com as pessoas.

Outro ponto chave que é citado pelo Daniel Goleman é a nossa capacidade de estabelecer Empatia, onde o autor cita que é usarmos a nossa mente que sente se colocando de alguma maneira no lugar do outro. Diferente de nossa mente racional citada no parágrafo acima. Ele inclusive cita que temos duas mentes — a que raciocina e a que sente.

Enfim, o assunto é vasto, tanto que Daniel Goleman precisou de 420 páginas de um livro para poder se aprofundar. O objetivo desse artigo foi trazer a vocês a importância de entender esse conceito para que vocês possam desenvolver uma carreira profissional próspera e brilhante.

 

Alexandre Mello Estrela

Formação Bacharel em Análise de Sistemas em 1992 pela PUCCAMP, Pós graduado lato-sensu em Gestão Empresarial em 2010 pela FGV, concluirá Pós-graduação em 2020 pelo Centro de Formação em Psicanálise Clínica fundada por Wilson Cerqueira.

Trabalha atualmente em uma corporação multinacional da área de TI. 

Perfil Instagram: @alexandremestrela



Data: 16/07/2020




Compartilhar: